A trama se passa 10 anos após o desaparecimento do herói. A narrativa é conduzida por Lois Lane (chamada agora de Lois Elliot) que concede uma entrevista a um repórter do Planeta Diário sobre os últimos dias do Homem de Aço.
Mas, antes de falarmos mais da história, lembremos do contexto histórico em que a HQ foi feita. Era época de Crise Nas Infinitas Terras, a grande saga que reinventaria o Universo DC. Quando a editora resolveu iniciar a saga, em meados da década de 80, decidiu que tudo o que acontecera antes seria desconsiderado, para abrir espaço a um universo mais coerente e menos complicado (algo que, para a época, era uma intenção bem-sucedida).
O Escoteiro seria reformulado por John Byrne (ouça sobre o Superman dele AQUI), mas, antes disso, a DC faria uma última história com o herói, que mostraria o final de sua trajetória, sua despedida depois de salvar o mundo várias vezes, desde sua primeira aparição, em 1938. Ou seja, ela veio após a Crise nas infinitas Terras e foi a última antes da reformulação que a DC realizou no herói.
Alan Moore magistralmente amarra todas as pontas da história e nos mostra uma singela face do Superman, além de conseguir o feito de reaproveitar praticamente todos os seus vilões e personagens secundários. Vale lembrar que essa história se passa na fase Pré-Crise, por isso, algumas versões são diferentes das atuais. Alguns deles são: Metallo, Mxyzptlk e Mestre dos Brinquedos.
Quando antigos inimigos do Homem de Aço voltam à ativa, fazendo constantes ataques e revelando a identidade secreta do herói, eles o obrigam a proteger seus amigos mais queridos, que viram alvos em potencial. Aqui, Alan Moore nos mostra como fazer uma bela história com o Escoteiro usando todos os elementos de sua mitologia.
Trata-se da história conhecida em terras brasileiras como ”O que aconteceu ao Super-Homem?” e, posteriormente, traduzida como ”O Adeus” e ”O que aconteceu ao Homem de Aço?”. A história, escrita por Alan Moore e desenhada por Curt Swan (considerado por muitos o desenhista definitivo do Azulão), foi publicada originalmente em duas partes, as quais foram lançadas em setembro de 1986, em Superman #423 e Action Comics #583, e propõe o que seria “a última história” do personagem, encerrando a narrativa estabelecida entre 1938 e 1986.
{{
{
[
Nenhum comentário:
Postar um comentário