Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mulher-Maravilha: De Ícone Feminista à Símbolo Sexual


Criada em 1941.... a Mulher-Maravilha é antes de ser uma super-heroína: um ícone do movimento feminista e tbm um símbolo sexual (num curioso paradoxo onde consegue ser as 2 coisas ao mesmo tempo - apesar de tão opostas e contrárias entre si)!!!
Seu criador é William M. Marston.... q curiosamente tbm era um psicólogo responsável pela criação do polígrafo (o detector de mentiras): o q tbm justifica a personagem usar o "Laço da Verdade" (q obriga as pesosas a dizerem a verdade)!!!



Apesar de seu criador ser um homem, a MM se tornou um símbolo do movimento feminista.... pois Marston defendia as causas e as ideologias das mulheres de sua época. Ele acreditava q as mulheres eram + honestas, generosas e confiáveis do q os homens, e todas essas virtudes foram repassadas à sua personagem. O autor tbm foi pioneiro na idéia básica do polígrafo, q consiste em testar com o uso de uma máquina de pressão se as pessoas presas ao aparelho falam a verdade ao serem submetidas à uma série de perguntas (a invenção evoluiu até se tornar o famoso detector de mentiras)!!! 



A MM nos gibis já passou por várias reformulações e alterações/adaptações em sua origem, já q as editoras de tempos em tempos atualizam alguns de seus principais personagens pra q se adequem aos novos tempos. Mas pra mim, a origem q vale é sempre a 1º de todas: aquela escrita pelo criador de cada personagem (todo o resto feito depois é apenas algo: "baseado no original").... e na origem clássica, a MM era uma princesa amazona q cresceu na "Ilha Paraíso", sendo filha da rainha "Hipólita" (q já foi violentada por "Hércules" - Deus do Olimpo - q aparece nas histórias da MM como um vilão e já levou uma surra da MM pelo crime q cometeu contra sua mãe) foi considerada a mais habilidosa e inteligente de sua tribo.

[[
http://www.actionsecomics.net/2012/11/mulher-maravilha-de-icone-feminista.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

? ANUN

ANUN