A princípio, o objetivo dos videogames era de puro entretenimento, porém com o desenvolvimento de novas plataformas, novos consoles e games, e também com a comercialização e distribuição dos mesmos, acarretando sucesso e fama para aqueles simples aparelhos, a mídia caiu em alvoroço sobre o tema, acusações e especulações de que os videogames eram prejudiciais à saúde começou a se desenvolver ao decorrer do tempo.
Sem “enrolation”, darei continuidade a série cuja qual comecei semana passada, onde mostrarei como o videogame está sendo utilizado nas aulas de Educação Física, as experiências realizadas e os resultados obtidos. Na 1ª parte eu mostrei uma experiência realizada por um professor de São Paulo, utilizando um game e a sua criatividade, adaptando-o para utilização em suas aulas práticas. Neste post, eu irei mostrar como uma escola dos Estados Unidos passou a utilizar o vídeogame durante suas aulas práticas em um curso intensivo.
Apesar da fama que possui os Estados Unidos pela capacidade técnica de seus atletas, as crianças norte-americanas têm para si a Educação Física como uma aula chata e incômoda. Sabendo disso o colégio Northfleet Technology College, selecionou crianças com sobrepeso ou que não gostam de esportes para um curso intensivo de esportes via Wii que dura seis semanas. Porém como “nem tudo são flores”, um especialista em educação disse que tal prática era para “favorecer aos caprichos daqueles que são preguiçosos”.
Videogames podem ajudar no combate a depressão
É o que dizem o estudo publicado no American Journal of Geriatric Psychiatry, uma nova pesquisa sobre o envelhecimento da Universidade da Califórnia, San Diego School of Medicine, sugere um novo método para reter os sintomas da depressão subsindrômica (SSD) através do uso regular de “exergames”, uma mistura de videogames com exercício (algo bem parecido com o que mostrei outrora sobre GAMETERAPIA). Em um estudo piloto, os pesquisadores descobriram que com o uso dos “exergames”, houve melhoras significativas no humor, saúde mental e qualidade de vida dos idosos com SSD.
GAMETERAPIA : Cura e entretenimento
Depois do sucesso de alguns jogos utilizados como ferramentas educacionais, o investimento de games se expande agora em outra área: A medicina. A criação de jogos com o intuito de restabelecer habilidades metais e motoras dos pacientes em leito de hospital têm crescido ultimamente de acordo com que as pesquisas vão sendo realizadas e mostrando cada vez mais o potencial desta ferramenta em meio a sociedade. Vários games e softwares desenvolvidos exclusivamente para a esta área, tiveram grande sucesso em sua funcionalidade, de acordo com os estudos realizados em cima dos mesmos. Como é o caso do jogo Re-mission, considerado o primeiro game de ajuda a crianças e jovens, criado pela ONG HopeLab na Califórnia. O jogo é protagonizado por Roxxie uma Ciborg (meio-homem, meio-máquina) que leva o jogador a uma expedição pelo corpo de pacientes com diferentes tipos de câncer.
Os norte-americanos usam o videogame na reabilitação de pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais e cirurgias, por exemplo
Mais do que entretenimento, o Nintendo Wii agora é uma forma de tratamento médico. Os profissionais da saúde norte-americanos usam o popular videogame como sistema de reabilitação terapêutica para pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais, passaram por procedimentos cirúrgicos e até mesmo para o combate de lesões.
Geralmente, este perfil de paciente precisa de uma fisioterapia intensiva, que é alvo de crítica por se tornar repetitivo, enfadonho e, muitas vezes, dolorosa.
A denominada “Wiireabilitação” tem se mostrado eficiente, por se tratar de um jogo que requer movimentos sensíveis semelhantes a terapia tradicional. E ainda oferece tanta distração que os pacientes não notam o desconforto.
O Hospital Herrin, localizado no sul de Illinois, adquiriu este método no final do ano passado.
Os mais populares jogos Wii usados para a reabilitação envolvem esportes como beisebol, boliche, boxe, golfe e tênis.
O Hospital Hines Veterans Affairs, do oeste de Chicago, recentemente comprou o videogame para a unidade de lesão medular.
No Centro Médico Walter Reed Army, em Washington, a terapia pelo Nintendo Wii é aplicada em pacientes feridos durante o combate no Iraque.
Pesquisadores do Hospital Abbott Northwestern, em Minneapolis, estão investigando em parceria com a Universidade de Minnesota os benefícios e resultados da terapia por meio do Nintendo Wii.
A American Heart Association (AHA) estabeleceu recentemente uma "relação estretégica" com a Nintendo para apoiar o videogame Nintendo Wii como uma ferramenta de exercício e hábitos saudáveis. A AHA afirma que o sedentarismo é um dos maiores problemas de saúde dos EUA e que os 70% dos americanos que não fazem exercícios regularmente afirmam que a falta de tempo e a falta de diversão são as principais barreiras para isso. Baseado nesses fatos, a AHA e a Nintendo querem mostram que os jogos ativos do Nintendo Wii são exercícios físicos que podem ser facilmente integrados à rotina das famílias e praticados por pessoas de todas as idades.
A partir de agora o console do Wii e os jogos Wii Fit Plus e Wii Sports Resort terão um selo da AHA. Mas cuidado! Como o Médico Nerd já mostrou, quem também entrou nessa nova era dos videogames foi a ortopedia: todo exercício, mesmo sendo no videogame, pode levar a acidentes!
(É confirmado que medicos cirugiões que jogam games e nintendo Wii tem menos chances de fazer erros medico em suas cirugias)
(Aprende Brasil e mundo)
(Obs: BOM Exemplo no que alguns escrotos dizem que games criam assassinos,na verdade é que o ser humanos já é violentos por natureza e tem gente religiosos tambem inventem
deus e Diabo e dilugar nos games são vilões, mas os games ajudam na melhoria em tanto na educação e medicina por ajudar na pós operatória
e reabilitação,que a educação ensina mas os games dão um "UP" mas não substitem o ensino FIM DE PAPO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário