Zatoichi Zatoichi ? ) é um personagem fictício destaque em uma das Japão mais longa série de corrida "s de filmes e uma série de televisão que são ajustados durante o final do período Edo (1830 e 1840). O personagem, um cego massagista e blademaster , foi criado pelo escritor Kan Shimozawa . Este personagem originalmente menor foi desenvolvido para a tela por Daiei Studios (agora Kadokawa Pictures ) e ator Shintaro Katsu , que criou a versão da tela. Um total de 26 filmes foram feitos de 1962 a 1989. De 1974 a 1979, a série de televisão "Zatoichi" foi produzido, estrelado por Katsu e algumas das mesmas estrelas que apareceram nos filmes. Estes foram produzidos por Katsu Productions. Cem episódios, com episódios 99 e 100 sendo uma de duas partes história finale, foram ao ar antes do "Zatoichi" série de televisão foi cancelada. [1]
Número Film 17 da série original foi refeito nos Estados Unidos em 1990 (por TriStar Pictures) como Cego Fúria , um filme de ação estrelado por Rutger Hauer .
Um filme de 2003, Zatoichi , foi dirigido por Takeshi Kitano , que também estrelou como Zatoichi no filme. O filme foi premiado com o Festival de Veneza 's Leão de Prata de Melhor Direção em 2003.
A versão teatral de Zatoichi, dirigido por Takashi Miike estrelou Mostrar Aikawa .
Personagem
Zatoichi à primeira vista parece um inofensivo cego anma (massagista) e bakuto (jogador) que anda por todo o país, tornando a sua vida por Cho-han (jogar dados), bem como dar massagens, realizando acupuntura e na ocasião, cantando e tocando música; no entanto, secretamente, ele também é muito altamente qualificados em esgrima , especificamente Muraku-escola kenjutsu e Iaido e é igualmente hábil nas técnicas de espada mais gerais do Japão, bem como Sumo e kyujutsu . Pouco de seu passado é revelado, além de que perdeu a visão quando criança, quando ele tinha cerca de oito anos de idade, embora o motivo não é divulgado. Seu pai desapareceu quando ele tinha cerca de cinco anos de idade, mais uma vez, por motivos não revelados. Ele é descrito por seu kendo instrutor como tendo praticado constantemente e com extrema devoção, quando ele era um aluno a desenvolver sua espada incrível. Zatoichi diz de si mesmo que ele se tornou um yakuza (gangster) em algum momento durante esses 3 anos que passou formação (e que precedem imediatamente o original The Tale of Zatoichi) e que ele tinha cortado e matou muitas pessoas, então, as pessoas erradas que agora realizados, & ter mudado desde então, sabia que era hora de se arrepender profundamente. Apesar de que re-avaliação moral, sua nova perspectiva e remorso (e na maioria das vezes por causa deles na verdade), ele geralmente tem uma recompensa por sua cabeça a partir de uma fonte ou de outra ao longo dos filmes e séries.
Ao contrário de um bushi , ele não carrega o tradicional daisho ou uma katana , em vez de usar um bem-feito shikomi-zue (仕込み杖, literalmente "cana preparada" / cana-de- espada ), como a utilização ou posse de todas as lâminas de combate era estritamente proibido para não- samurai durante o período Edo. shikomi-zue eram geralmente com bordas retas, de menor qualidade, lâminas de aço dobradas que não poderia comparar com uma katana regular ou mesmo inferior. Como resultado, a primeira lâmina de seu canesword foi quebrado por katana de um bushi em Zatoichi o fugitivo, mas como revelado em Cane Espada de Zatoichi, segundo a lâmina de sua arma (quebrado durante o filme) e também a sua terceira lâmina foram especialmente forjada em grande despesa e com muito mais do que o cuidado usual, tempo e esforço por mestres cuteleiros e foram ambos de qualidade excepcional, superior às espadas de samurai ainda mais. No início de Zatoichi Atende Yojimbo, esta terceira lâmina (ou outra ele só acontece de possuir) quebra inexplicavelmente, sem motivo aparente qualquer e depois é vendido a um ferreiro junto com seu punho e bainha. A sua substituição não foi uma shikomi-zue, mas sim um Joto (杖刀literalmente "espada pessoal") de origem não revelada, que é como um curto, grosso equipe bo .... e que também quebra breve. No próximo filme, Zatoichi o Festival de Fogo, ele está mais uma vez usando sua canesword marca original que havia sido vendido para o ferreiro (ou uma semelhante carve-marcado), equipado com uma nova lâmina de origem desconhecida e qualidade. Durante suas viagens e penúrias, Zatoichi realmente passa por um monte de espadas em um ritmo alarmante, mas através de um lote mais inimigos ainda mais rápido.
A fórmula temática recorrente princípio destes filmes e da série de televisão é a do andarilho sempre vagando e sentimental que protege os inocentes e desamparados de gangues yakuza opressivas ou em guerra, pára o pior de injustiça geral ou predação e auxilia o misfortunate .. . e, muitas vezes, como qualquer outro, não por culpa ou a escolha de seu próprio real, ele pode se atacado por bandidos ou vai tropeçar em perigo (eo drama que se seguiu, que se desdobra). A saga de Zatoichi é essencialmente a de um homem de terra, mas basicamente bom e sábio quase sempre humildemente tentando fazer a coisa decente e apenas ajudar, de alguma forma, se redimir e talvez expiar fracassos passados. No entanto, ele acredita-se, em vez de ser um manchado, corrompido e mau homem, irremediável e não merecedor do amor e respeito que alguns show e, com razão, tenho por ele. Esta auto-descrito "deus de calamidades" é rotineiramente um ímã para os problemas de um tipo ou outro. A morte é sua companheira única constante, como ele pragmaticamente não permitir que outras pessoas, especialmente aqueles que ele ama ou pensa muito de, para chegar perto e ficar lá por muito tempo ... tal levaria a eventual tragédia e ele sabiamente ou intuitivamente entende isso . A morte parece, como uma sombra, para realmente seguir uma Zatoichi muitas vezes relutantes em quase toda parte ele vai e, apesar de sua natureza em sua maioria compassivo, matando (em quase sem esforço moda) realmente faz parecer realmente vir totalmente natural para ele.
Um número de outros cenários padrão são também repetiu através da série: vencedora da Zatoichi de grandes montantes em jogo através de sua capacidade de saber se os dados caíram par ou ímpar é um tema comum, como é a sua captura dados viciados ou substituídos pela diferença de seu som. Isso culmina com freqüência em outro pedaço set, Zatoichi de cortar as velas iluminando o ambiente e reduzindo-a a escuridão de breu, comumente acompanhado por seu slogan "Kurayami nara kocchi não da mon" (暗闇ならこっちのもん lit. A escuridão é minha vantagem ? ).
O nome do personagem é, na verdade Ichi. Zato é um título, a menor das quatro fileiras oficiais dentro do Tōdōza , a aliança histórica para cegos. (Assim zato também designa uma pessoa cega na gíria japonesa.) Ichi é, portanto, corretamente chamado Zato-no-Ichi ("Low-Ranking pessoa cega Ichi", aproximadamente), ou Zatoichi para breve. Dar massagens foi uma ocupação tradicional para o cego, como estava jogando o biwa ou, para as mulheres cegas ( Goze ), o shamisen . Sendo menor hinin (não-pessoas), as pessoas cegas e massagistas estavam entre os muito mais baixo dos baixos em classe social, com excepção Eta ou criminosos definitivas; eles eram geralmente considerados miseráveis, sob observação, não melhor do que mendigos ou mesmo a loucura - especialmente durante o período Edo - e também se acreditava que os cegos eram amaldiçoados, desprezível, severamente deficientes mentais, surdo e sexualmente perigosa.
{{
http://en.wikipedia.org/wiki/Zatoichi
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Zatoichi&prev=search
[
Nenhum comentário:
Postar um comentário