O filme produzido pelo estúdio Tokyo Movie Shinsha (TMS) possui direção do própio autor da obra, Katsuhiro Otomo. No Brasil o longa chegou através da distribuidora Sato Company, e foi exibido nos cinemas no início da década de 1990. Mais tarde a animação foi lançada em VHS pela Europa Filmes e na TV através da Band e do extinto canal pago Locomotion. Em meados de 2008 "Akira" finalmente foi lançado em nosso país em DVD e Blu-Ray pela Focus Filmes.
A versão em mangá foi publicada originalmente no Japão pela editora Kodansha entre 1982 e 1990, rendendo 6 volumes. No Brasil o mangá que deu origem ao filme foi lançado pela editora Globo, porém acabou se tornando uma raridade - principalmente os últimos volumes. Até hoje o título é muito requisitado pelos fãs de quadrinhos japoneses. Vale lembrar também que "Akira" receberá uma versão em live-action produzida nos Estados Unidos pela Warner Bros., projeto esse que foi adiado diversas vezes.
No final do século 20, após a Terceira Guerra Mundial, o Japão se torna um país decadente, cheio de políticos corruptos, muito desemprego e várias passeatas protestando sobre a enorme corrupção que o país está sofrendo. Tetsuo, integrante de uma gangue de delinquentes juvenis, tromba com sua moto contra um garotinho que está no meio da estrada. Misteriosamente o garotinho não sofre absolutamente nada, mas Tetsuo e sua moto ficam destruídos. Kaneda, amigo de Tetsuo, vai atrás do garoto e percebe que ele tem o rosto de um velho.
Na Mesma hora, surgem soldados de todos os lados que levam Tetsuo para um destino ignorado. Examinado por médicos de um projeto ultra-secreto do governo, denominado Akira, descobre-se que Tetsuo é dotado de um enorme poder mental e o homem que é conhecido apenas como Coronel, líder do projeto, quer que Tetsuo seja pesquisado, e seu poder desenvolvido e controlado.
A partir daí começa a trama envolvendo Kaneda, Tetsuo e membros de um grupo terrorista apoiados por um poderoso político, todos atrás de Akira, seja ele quem, ou o que for. O Coronel sabe muito bem quem é Akira e não deixará ninguém despertá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário