Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

terça-feira, 25 de junho de 2013

O Rei Macaco

 
 
Se os fãs da série Dragon Ball ainda não sabem, já é tempo de aprenderem...
Um dos clássicos da literatura asiática, uma das obras seminais e centrais do cânone da literatura asiática é um enorme livro intitulado Viagem para o Oeste.

Ainda que seja baseado em vários mitos, contos folclóricos, historias perdidas nas tradições, a sua recompilação por Wu Cheng-en – durante o século XVI, dinastia Ming – se tornou incontornável na aprendizagem de qualquer das artes da palavra.


No Sudoeste Asiático esse personagem místico é conhecido por Hanuman, e já aparece no épico Ramayana, na Índia do século III, a saga do deus Rama. Na Tailândia, por exemplo, é conhecida como Ramakyen.

Já na China, na Coreia e no Japão, e conhecido como Sayukiden e Sun WuKong. Mas até à data, a versão mais conhecida, apesar de afastada do texto clássico, é de fato a série de Dragon Ball, iniciada por Akira Toriyama que explodiu em 1985 com seu Bastão Mágico, Nuvem Voadora e Kamehameha.

Viagem para o Oeste, também conhecido no Ocidente por Macaco ou Rei Macaco, conta as aventuras de Goku o macaco... mas não um macaco qualquer, O Rei Macaco, ou que se auto-proclama rei, para meter medo em muitos, inclusive divindades, e que tem em sua companhia uma monja
e um porco. O objetivo da viagem é o próprio Buda... Goku, não quer ajoelhar-se perante nada nem ninguém e que se destina a matar Shaka, o próprio Buda.
As peripécias são fabulosas, desde o roubo do pilar do oceano ao rei dos mares (um dragão), a descida aos Infernos, as lutas com os deuses, a oferta da nuvem voadora, etc. Uma leitura inesquecível que demonstrará que se a tradição do fantástico é relativamente recente no Ocidente.

De fato, a versão de Terada Katsuya é a mais heavy metal do Rei Macaco. A variação de Terada leva-nos a um texto mais adulto, com bastante violência e conotações sexuais, assim como a liberdades do foro religioso que seriam impensáveis em outras versões.

Titulo: Saiyukiden Daienoh
Gênero: 
Ação, Fantasia, Seinen


Autor: Terada Katsuya
Ano: 1995
[[
http://ndrangheta-br.blogspot.com.br/search/label/Rei%20Macaco


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

? ANUN

ANUN