Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

quarta-feira, 19 de junho de 2013

sabe segurar e utilizar corretamente o hashi?

 
 
A internet está repleta de vídeos e ilustrações explicando de forma bastante detalhada como segurar o hashi de modo a proporcionar a você segurança e firmeza necessárias para conseguir apanhar sua comida sem causar acidentes, pelo menos os graves.
Para nós que moramos no Japão, já tivemos muitas oportunidades para aprender a comer com , algumas vezes bem sucedidas, outras não.
Na cultura japonesa é levado muito em consideração a etiqueta de boas maneiras para se utilizar o hashi ou ohashi. Hoje estaremos falando destas normas.
Citaremos algumas formas não indicadas de utilizar o hashi durante a refeição, para não cometermos gafes diante dos japoneses. Dentre muitas normas, selecionamos aquelas mais simples para o nosso cotidiano.
【01】Motibashi – 持ちばし
Não segurar outras tigelas com o hashi na mão
como utilizar o hashi 1
【02】Mayoibashi – まよいばし -
Não escolher a comida ou tigela de alimento apontando o hashi
como utilizar o hashi 2
【03】Yosebashi -よせばし
Não empurrar a tigela de alimento com o hashi em sua direçãocomo utilizar o hashi 3
【04】Odoribashi – おどりばし
Não ficar movimentando o hashi durante a refeição, por exemplo, quando estiver conversando. Não apontar o hashi para outros alimentos e outras pessoas.como utilizar o hashi 4
【05】Sashibashi – さしばし
Não espetar o alimento que não consegue segurar com o hashicomo utilizar o hashi 5
【06】Hiroibashi – ひろいばし
Não passar o alimento do seu hashi para o hashi de outra pessoa. Este ato faz parte da cerimônia de cremação em um funeral japonês, quando os familiares costumam utilizar um hashi específico para passar os ossos do falecido uns para os outros até serem depositados na urna.
como utilizar o hashi 6【07】Araibashi – あらいばし
Não limpar a ponta do hashi em outra tigela, ou não ficar escolhendo o alimento com o hashi dentro da tigela. Este ato é realizado somente em cerimônica religiosa quando colocam o arroz no altar como oferenda os mortos.
como utilizar o hashi 7 【08】Tatebashi – 立てばし
 
Não espetar o hashi no centro da tigela de arroz. como utilizar o hashi 8
【09】Neburibashi – ねぶりばし
Não lamber a ponta do hashi, o o alimento que estiver grudado no hashi.

como utilizar o hashi 9
【10】Wataribashi - 渡りばし
Durante a refeição não descansar o hashi em cima da sua tigela, como na figura abaixo. Isto significa que você já terminou a refeição.
como utilizar o hashi 10
O objeto para descansar o hashi chama-se okihabshi.
 
hashi oki

Aqui vai quadrinho resumido:

como utilizar o hashi 15

Como segurar o hashi

Para segurar e utilizar o hashi, também tem regrinhas. Sendo estrangeiro, os japoneses não são tão rigorosos, o importante é conseguir comer respeitando as demais normas. Se for possível segurar corretamente, melhor. Como o uso da caneta, muitas crianças aprendem a forma correta de segurar o lápis e a caneta, com o tempo acabam adquirindo suas próprias formas de escrever.
como utilizar o hashi 12
como utilizar o hashi 13
Quando você for comprar um hashi, lembre-se desta imagem. O comprimento do hashi deverá ter 1,5 o tamanho da distância do seu polegar e dedo indicador com a mão aberta. Desta forma o tamanho será ideal para o tamanho de sua mão. O mesmo critério é adotado para escolher hashi para as crianças.
como utilizar o hashi 11

Dica:

Uma mão na roda para quem leva bentô pra fábrica ou tem crianças que também levam bentô para a escola! Esse conjunto de talheres que vira um par de hashis, colher ou garfo! E só encaixar e usar! Bem prático! Encontrado nas lojas de departamento, Home Centers e até nas lojas de 100 yen shop ! Fica a dica!
como utilizar o hashi 14

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!!

 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

? ANUN

ANUN